Dicas de como participar de um financiamento estudantil

Talvez muitos desejem participar do Fundo de Financiamento Estudantil, mas não saibam como se inscrever no FIES 2020. Para quem nunca teve acesso ao sistema do FIES pode achar um pouco difícil todo o processo de inscrição, mas aqui, vamos aprender como se inscrever no FIES 2020.

Como se inscrever no FIES 2020

Muitos querem participar do programa, mas é importante ficar atento, pois todos os alunos matriculados em instituições privadas e que desejam ser financiados pelo programa precisa saber como se inscrever no FIES 2020 e o que é necessário para realizar as inscrições, para assim, garantirem sua vaga e seu

O que é e como funciona o FIES 2020?

Ainda não sabe o que é como funciona? É bem simples. E vamos saber mais informações também sobre como se inscrever no FIES 2020.

O FIES 2020 é o Fundo de Financiamento Estudantil, criado pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, para estudantes que possuem renda insuficiente para pagar as mensalidades de um curso superior.

O FIES é o responsável por garantir que os alunos não abandonem seu curso superior, por falta de condições financeiras e assim, permitir que eles prossigam com os estudos.

O FIES funciona da seguinte maneira: existe uma taxa de juros que é preciso ser paga todos os anos pelos alunos que são financiados pelo programa. O valor dessa taxa é de 6,5%, e sendo o mesmo valor para todos os cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino.

Os alunos que são financiados pelo FIES, também precisam realizar o pagamento de R$150,00 a cada três meses, e é importante ficar atento, pois, tal taxa é obrigatória.

Regras FIES 2020

É necessário antes fazer a inscrição no FIES 2020, saber as regras que são impostas pelo governo e que ditam quem pode ou não participar do programa.

Vamos descobrir as regras do FIES agora:

  • Taxa de 6,5% ao ano;
  • Taxa de R$ 150,00 a cada trimestre;
  • Renda mensal per capita de 3 salários mínimos por pessoa;
  • Participado do ENEM a partir da edição 2010;
  • Média de 450 no ENEM;
  • Participar do ProUni com bolsa de 50% (os alunos que possuem bolsa de 100% não podem solicitar financiamento;
  • Alunos que já cursaram nível superior, podem solicitar o financiamento desde que se enquadrem dentro das outras regras;
  • Está matriculo em uma instituição de ensino;
  • A maior parte das vagas serão direcionadas para cursos que levam ao desenvolvimento do país, ou seja, formação de professores, saúde e engenharia.

Como se inscrever no FIES 2020 – Passo a Passo

Para saber como se inscrever é necessário seguir um passo a passo, que para muitos pode ser complicado, mas aqui a gente ensina direitinho e você realizará sua inscrição de forma correta, basta ficar atento as nossas informações para não perder nenhum passo.

➜ Passo 1: Realizar inscrição no FIES Seleção

 Portal do MEC e preencher alguns dados:

  • CPF;
  • Data de Nascimento.

Após preencher os dados, você seguirá para uma página que conterá mais espaços a serem preenchidos.

➜ Passo 2: Inscrição do site do SisFIES

A sua inscrição no site indicado acima, será feita caso você tenha sido pré-selecionado no site que foi indicado no passo 1.

Sua aprovação sendo confirmada, é necessário a entrada no portal do SisFIES em 5 dias corridos para prosseguir com a inscrição e preencher mais alguns dados. E é preciso ter em mãos:

  • CPF;
  • Data de Nascimento;
  • E-mail;
  • Senha.

Preenchendo tais dados mostrados acima, você será direcionado para outra página onde mais dados e informações precisarão ser preenchidos.

➜ Passo 3: Validar informações

Tendo feito os passos anteriores de forma online é preciso agora, ir até a instituição que foi escolhida no ato da inscrição no setor CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), para validar as informações que foram informadas pelo candidato: renda, familiares.

A ida na CPSA precisará ser feita em até 10 dias corridos, após sua inscrição ter sido feita no portal do SisFIES.

➜ Passo 4: Confirmação do Financiamento Estudantil

O último passo é ir até o agente financeiro escolhido no ato da inscrição para confirmar a contratação do seu financiamento.

Ao acessar o site do SisFIES você escolherá por qual banco terá conta para realizar os pagamentos referentes ao FIES: Caixa Econômica ou Banco do Brasil, esses dois bancos são os atuais agentes financeiros do FIES.

Agora, você já sabe como se inscrever FIES 2020 e seu passo a passo. As inscrições, no entanto, não foram iniciadas, iremos atualizar para vocês em breve.

As inscrições acontecem normalmente no início e no meio do ano (todo semestre), não perca!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *