Documentos

Materiais desenvolvidos pela Aliança Pela Água e Parceiros

Manifesto por uma “Nova Cultura de Cuidado com a Água”

2016

O Brasil vive uma situação absurda com relação à água: apesar de ser um país abundante em recursos hídricos, a cada dia os cidadãos vivenciam mais desastres, privações e violações de direitos relacionados à escassez e baixa qualidade do abastecimento de água, assim como as nefastas consequências da falta de saneamento.

Release – Relatório analisa gestão pública durante “seca do milênio” na Austrália

Junho de 2016

Traduzido pela Aliança Pela Água, estudo foi preparado a pedido do governo da Califórnia (EUA), diante de crise hídrica pela qual região passa nos últimos anos.

Release – Aliança Pela Água lança petição pela manutenção de bônus na conta de água

2016

Rede que reúne mais de 60 entidades divulga ainda carta aberta a governador de São Paulo exigindo manutenção de desconto para consumidor que economiza água, multa para os que desperdiçam e revogação de aumento na tarifa.

Posicionamento

2014

“Aliança pela Água” critica pacote bilionário de obras que não apresenta plano de emergência, não ataca as causas da falta d’água nem garante níveis seguros dos reservatórios para o próximo período de estiagem.

Chamado à ação sobre a crise hídrica

2015

Por um plano de emergência para o Estado de SP

Relatório Encontro – Da emergência à segurança hídrica

2015

1o Encontro técnico Água de São Paulo

Texto Base Aliança pela Água de São Paulo

2014

Introdução 

Lições aprendidas com a crise hídrica na Austrália

2015

Apresentação do Relatório 

Water solutions for urban development and climate resilience – Paris – COP 21

2015

The Water Crisis in Sao Paulo: drought x scarcity

The “Water Alliance” is a civil society coalition created in October 2014 to help build water security in São Paulo.

2015

English

Sistema Cantareira e a Crise da Água em São Paulo: A falta de transparência no acesso à informação

Junho de 2014

Identificação do problema e causas e consequências no acesso à informação
Autor: Artigo 19 Brasil

Crise hídrica e a Mídia

2015

Governança e gestão hídrica à luz da imprensa no estado de SP
Fonte: Pesquisa realizada pelo IDS em parceria com IEE/USP

Disponibilidade de recursos hídricos, qualidade e governança da água: análises estratégicas e perspectivas para o Brasil

Junho de 2015

O texto aborda análises estratégicas, perspectivas, soluções estruturais e não estruturais, referentes aos recursos hídricos no Brasil; a disponibilidade total mundial de água; as ameaças, o aumento da vulnerabilidade humana relativa à disponibilidade hídrica, à qualidade das águas e os impactos para saúde e o crescimento populacional.
Autor: Instituto Jatobás


ZN na Linha – Crise Hídrica: Ações e cobertura do portal

2016

Sai o conceito de “crise hídrica”, entra o de “escassez permanente”. O ápice da crise aconteceu em Janeiro/2015, quando só restava disponível 5% de qualquer água nos reservatórios da Cantareira. Mas nos últimos 12 meses choveu bastante e situação deixou de ser crítica. Será que aprendemos a lição? A questão da água não poderá mais ser negligenciada ou tratada de forma relapsa. A água é um bem finito, e está escasseando no mundo todo, devido a um consumo irrefletido. A cidade, o país, o planeta pedem uma NOVA CULTURA DE CUIDADO COM A ÁGUA. Por isso o coletivo Aliança pela Água continua ligado, com propostas para 2016.


Organizações da sociedade civil lançam campanha para discutir desafios do Rio pós-Jogos

2016

Iniciativa reúne 49 entidades do Rio e do Brasil e busca compromisso de candidatos com agenda de universalização do acesso a direitos e oportunidades, aprimoramento da gestão pública e desenvolvimento sustentável. Após o lançamento, campanha segue com ações em toda a metrópole durante os Jogos e a campanha eleitoral.
Coordenação: Casa Fluminense/RJ

Crise hídrica na Macrometrópole Paulista e respostas da sociedade civil

2015

Desde 2012, diferentes municípios do Brasil têm deparado com reduções da pluviosidade, delineando um cenário complexo de escassez hídrica. Esse fenômeno climático tem causado impactos graves na oferta de água para o abastecimento público e outros usos, como irrigação e geração de energia elétrica (ANA, 2014).
Autores: Pedro Roberto Jacobi, Juliana Cibim e Renata de Souza Leão

Working together to save the Baltic Sea and secure a prosperous future

Dezembro de 2015

The Baltic Sea City Accelerator is a platform for public and private actors to explore and co-create innovative approaches to local water and wastewater management challenges, and meet sustainability objectives. Together, we aim to develop new opportunities for growth and create attractive communities for citizens and businesses.

Baltic Sea City Idea Lab December

Dezembro de 2015

Over the course of one and a half days participants engaged in facilitated discussions that focused on identifying local economic and social benefits that can be gained through addressing Baltic Sea environmental challenges.

Restoring Waters in the Baltic Sea Region

A strategy for municipalities and local governments to capture economic and environmental benefits.

O sistema Cantareira e a crise da água em São Paulo

Segunda avaliação 2016

Falta de transparência, um problema que persiste.

Rede Aliança Pela Água

Organizações, movimentos, coletivos e ativistas que colaboram no planejamento, execução e divulgação das iniciativas da Aliança e estão comprometidos com seus princípios e propostas.

 


Conselho gestor


Apoio financeiro